CARREIRAS: MECÂNICO DE AVIÃO


Para se tornar um mecânico você precisa concluir com aproveitamento um curso homologado pela ANAC, dentro de uma das habilitações (GMP, CEL ou AVI)
, em uma entidade (escola) autorizada também pela ANAC.
A duração aproximada do curso será de 13 meses para cada habilitação. Algumas escolas Homologadas: EMCA (gratuita), EMW, Cemah, Eacon, Wings (Rio de Janeiro), Fly, etc. Não conheço nenhuma pessoalmente, por isso não tenho condições de indicar nenhuma como melhor. O fato é que qualquer uma delas vai apenas dar uma base para que você possa fazer os testes da ANAC. A profissão de verdade você aprende trabalhando e se dedicando muito aos cursos especializados que a empresa vai fornecer. Prepare-se porque o volume de informações é duas vezes maior do que qualquer faculdade que você já tenha feito. Para obter informações sobre endereços e contatos de escolas homologadas consulte o site da ANAC na seguinte página : http://www.anac.gov.br/educator/ct.Aspx

As Especialidades
São três as especialidades que você poderá optar :
-GMP (Grupo motopropulsor) – Com esta especialidade você estará habilitado a trabalhar com todos os tipos de motores de aviação geral (convencional ou a reação), todos os sistemas de hélices e rotores, e com todos os sistemas dos grupos moto-propulsores.
-CEL (Célula) – Esta é a especialidade que trabalha com todos os sistemas de pressurização, ar condicionado, pneumático, sistemas hidráulicos. Também é nesta habilitação que você vai poder trabalhar na estrutura de aviões e helicópteros em geral, ou seja, a conhecida fuselagem da aeronave.
-AVI (Aviônicos) – Esta habilitação permite que você trabalhe em todos os componentes elétricos e eletrônicos de aeronave, inclusive instrumentos de navegação, rádio-navegação e rádio-comunicação, sistemas elétricos e de radar.

Como se Inscrever em Curso Homologado
Para se inscrever no curso de Mecânico de Manutenção Aeronáutica você vai precisar do seguinte:
-Ter no mínimo 18 anos, a serem completados até o final do curso;
-Ter Nível Médio (antigo 2º grau) adquirido em estabelecimento de ensino público ou privado, devidamente autorizado.

Atenção para os documentos que você precisa ter:
•Ficha de Inscrição/matrícula preenchida, (fornecida pela escola ou aeroclube)
•Comprovante de conclusão do nível médio.
•Título de eleitor (maiores de 18 anos)
•CPF dos alunos (maiores de 18 anos)
•Certificados de Reservista ou Alistamento Militar
•01 fotografia 3×4 recente
•Comprovante de pagamento de taxa de inscrição, se for o caso.
•Outros que se façam necessários, a critério da unidade de instrução.

Para candidatos estrangeiros
•Ficha de inscrição/matrícula
•01 fotografia 3×4 recente.
•Passaporte
•Outros que se façam necessários, a critério da unidade de instrução.

Exames da ANAC
Todos os anos a ANAC realiza exames específicos para Mecânicos de Manutenção em Aeronaves. São as chamadas Bancas da ANAC que acontecem três vezes por ano.
As provas serão elaboradas com base nos conteúdos estabelecidos nos manuais de curso do SEPEC, e serão compostas por 60 (sessenta) questões para cada categoria de habilitação (Especialidades).

Inscrições para as provas da ANAC
Você poderá se inscrever na Gerência Regional de Aviação Civil (GER) da sua região ou ainda nas Seções de Aviação Civil (SAC) que ficam em aeroportos próximos de você. Se você é de Curitiba, poderá se inscrever no Escritorio de Aviação Civil (EAC-CT).
Uma dica importante: Se você ficou reprovado em exames anteriores da ANAC poderá tentar novamente, desde que tenha concluído um curso homologado com aproveitamento. É só anexar à ficha de inscrição uma cópia autenticada do Certificado de Conclusão de Curso.
Quando preencher a ficha, você deverá ter especial cuidado ao lançar os códigos nos campos local, banca, CCT e entidade . Estes códigos estão disponíveis nos locais de inscrição, sendo que os referentes aos CCT encontram-se, também, nos calendários de provas

Se você quiser, a ANAC dispõe de material de consulta nas seguintes habilitações:
•Básico – Para as três habilitações
•GMP – Parte específica
•CEL – Parte específica

Após o Exame da ANAC
O próximo e último passo é a obtenção do Certificado de Habilitação Técnica (CHT) que você poderá solicitar se:
Tiver sido aprovado no exame da ANAC;

Comprovar experiência profissional mínima de três anos em empresa de manutenção homologada pela ANAC, com vínculo empregatício.

Preencher requerimento apropriado, junto a Gerência Regional de Aviação Civil (GER) ou Seção de Aviação Civil (SAC) mais próximos de você. Para você que é de Curitiba basta procurar o Escritório de Aviação Civil (EAC-CT).

5 comentários:

Um estrangeiro que já trabalha nessa área e já tem as licenças concedidas em seu país, necessita ter tbm uma licença concedida pela ANAC para poder trabalhar sem problemas em qualquer companhia aérea brasileira??

se puder responder no meu email eu agradeço..

de.deboragomes@hotmail.com

Obrigado!!!

Não existe reciprocidade.O que a ANAC faz é analisar tua formação técnica e acadêmica,compará-la com a estabelecida no Brasil,e no máximo ,se for satisfatória aquela análise,te isentar do curso de formação,mas nunca de prestar as provas da banca da ANAC.

Por favor eu gostaria de saber ... A pessoa que se formar pela eacon de santos como aeromoça vai poder trabalhar no rio de janeiro exercendo a sua profissão???

Por favor eu gostaria de saber de como anda o fator " Chances de Empregabilidade " na área de manutenção aeronáutica para uma pessoa como no meu caso por exemplo que tenho 42 anos de idade na presente data e recém formado em 2012 pela EACON SP. Já possuo a primeira carteira e estou me preparando para tirar as duas restantes célula e aviônicos. Quem souber destas informações sobre o mercado eu agradeço de imediato.

sou militar da marinha trabalhei com helicopteros e guando for reformado poderei trabalhar na área? por favor poderia mandar a resposta para meu email também indianmotorcicle@yahoo.com.br

Postar um comentário